3 DICAS PARA VENDER MAIS ESCADAS
Nossa empresa já está fornecendo escadas para Materiais de construção, lojas de tintas e de materiais elétricos há mais de 30 anos. E tem uma coisa que sempre deixou a gente muito curioso: Por que algumas lojas vendem muitas escadas e outras não conseguem um giro tão bom?
Já te
adianto que essa diferença não está relacionada só ao porte, ao tamanho da loja.
Já aconteceu de criarmos expectativas de vendas enormes logo após entregarmos
um primeiro pedido para lojas gigantes e as vendas não decolaram. Temos na nossa
carteira clientes muito grandes que compram 30 escadas no ano. Em compensação
temos lojas pequenas, lojas onde só o proprietário atende no balcão, sem
funcionários, que conseguem vender mais de 200 escadas no ano. Claro, existem
lojas grandes que conseguem vendas muito maiores. A questão é: Não é o tamanho
da loja que faz a diferença nas vendas.
Para tentar
responder a essa questão, fui conversar com algumas das lojas campeãs de
vendas. E consegui identificar três coisas em comum nas estratégias de cada uma
delas.
Antes de
falar sobre essas estratégias, eu preciso te dizer que essas empresas
entenderam o comportamento dos seus clientes. Elas perceberam que a maioria das
pessoas que compram escadas não saíram de casa pensando em comprar uma escada.
Essas pessoas precisam de materiais como tintas, fios, varões de cortina, etc. E
dentro da loja “percebem” o quanto uma escada facilitaria o seu trabalho.
Esse é o
ponto central de todas as estratégias das lojas que tem maior sucesso vendendo
escadas: Chamar atenção do cliente para esse produto.
Então vamos
as 3 dicas que vão aumentar e muito as vendas de suas escadas:
1 – Deixe as
escadas à mostra
Percebemos que quem consegue expor
suas escadas em frente à loja costuma ter ótimos resultados. Eles conseguem
atrair a atenção não só de seus clientes, mas também de quem passa na rua. É
comum ver relatos de lojistas que dizem que uma pessoa pára em frente à loja,
analisa a escada e vai embora. Poucos dias depois ela volta para fazer a
compra.
Mas se você
não pode expor suas escadas em frente à loja, não tem problema. Existem formas
de posicionar suas escadas dentro da loja que podem chamar a atenção dos
clientes. Um exemplo é deixar as escadas expostas perto de outros produtos que
podem precisar de uma escada para serem utilizados. Por exemplo, perto da seção
de tintas. Em uma das lojas, as escadas eram expostas em vários setores
diferentes. Algumas na seção de tintas, outras na seção de iluminação e outras
na área de telhas, por exemplo.
Algumas
lojas usaram a criatividade nessa pandemia e conseguiram aumentar a venda de
escadas. Elas utilizaram escadas como base para delimitar a área de proteção do
balcão. Colocaram as escadas nas pontas do balcão de atendimento, na distância
necessária e estenderam uma corrente delimitando aquela área. E claro,
colocaram uma placa de preços nas escadas.
O que não
pode acontecer é a escada ficar escondida num canto da loja ou ainda no
depósito. Não são muitos os clientes que saem em busca de uma escada. Uma
quantidade muito maior percebe que precisa de uma escada depois de vê-la.
2 –
Treinamento dos vendedores.
Você já comeu nessas lanchonetes de
fast food? Mcdonalds, por exemplo? Logo depois de fazer seu pedido, o atendente
pergunta: “Gostaria batatas grandes por mais 1 real? Gostaria de cobertura
extra, por mais um real?” São pequenas coisas que agregam valor à venda e são
uteis para o cliente. Confesso que eu, geralmente, aceito a porção grande.
É muito
comum que um vendedor, ao atender um cliente que compra materiais para
encanamento, o lembre, também, de levar veda-rosca e cola. Como cliente, a
gente acaba esquecendo essas coisas. E é muito chato chegar em casa, perceber
que faltou alguma coisa e ter que voltar na loja. Com esse lembrete a loja
ganha na venda e o cliente ganha tempo.
Nas lojas
que visitei, percebi que eles têm um processo parecido na hora de vender
escadas. Quando um cliente compra tinta para pintar sua casa, por exemplo, o
vendedor dá a sugestão: “E como você vai pintar a parte mais alta? Se precisar
a gente tem essa escada”. Quando um cliente vai fazer um reparo na caixa
d’água: “Você tem como acessar o alçapão? Se precisar, essa escada é perfeita
para isso”. Mesmo que o cliente não compre naquele momento, quando ele estiver
fazendo o serviço, de maneira improvisada, ele vai lembrar da sua sugestão e
pensar: “É, eu preciso mesmo de uma escada”.
3 – Tenha
Escadas que Chamem a Atenção.
O cliente compra com os olhos. A
sensação de qualidade de um produto precisa ser passada ao cliente logo que ele
bate o olho naquilo. Por isso nós trabalhamos para fazer um produto que não só
seja muito bom. Mas para que ele, também, pareça que é muito bom. Então não
abrimos mão de lixar todas as nossas escadas, deixa-las sem farpas ou rebarbas,
com madeiras de primeira qualidade, para que o cliente tenha a total convicção
de que se trata de um produto superior.
Um problema
que vemos, principalmente, nas lojas que expõe suas escadas ao lado de fora, é
que, se exposta constantemente a chuva e sol, a madeira acaba ficando feia. É
uma coisa natural de qualquer madeira. Isso, geralmente, não danifica a escada
em si, mas faz com que ela fique muito menos atraente. Nesses casos é
importante recolher as escadas em dias de chuva e fazer um rodízio com as peças
que ficam expostas. Assim, elas mantêm sempre seu aspecto novo e chamam muito
mais atenção dos clientes.
Tome cuidado
também para não guardar as escadas em lugares com muita humidade. É possível
que a madeira, principalmente de Pinheiro, acabe embolorando e ficando com um
aspecto ruim.
Espero que
tenha gostado dessas dicas e que elas possam te ajudar a alcançar resultados
melhores nas suas vendas de escadas.
Me diz nos comentários, se você já faz alguma dessas práticas.
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