Se você quer vender, mas não quer ter Estoque
Vender sem precisar de estoque. Esse é o sonho de todo o
lojista. Diminuir o estoque tem várias consequências para uma loja. O primeiro
é o impacto físico. Com menos itens, pode-se trabalhar em um espaço menor,
desmobilizando capital imobiliário. O outro impacto é nos investimentos, quanto
menor o estoque, menos dinheiro imobilizado em produtos. Quando pensamos nesses
dois pontos, podemos pensar que a solução poderia ser acabar com os estoques.
Pelo menos de produtos que não tem giro diário.
Nossa
empresa está no mercado da construção civil há mais de 30 anos. E nesse tempo
já atendemos a todo o tipo de cliente. Entre eles, atendemos a clientes que
compravam nossas escadas somente quando algum cliente pedia. Quando precisavam vinham
retirar a escada diretamente na fábrica. Por um valor baixo, apenas o frete, o
cliente enxugou seu estoque. Alguns
clientes ainda usam esse modelo de negócio. Pouquíssimos. A maioria dos que
trabalhavam assim desistiu de vender escadas ou faliu.
Matematicamente esse negócio
parece vantajoso. O problema são as variáveis escondidas nessa equação. Quando
analisamos esse modelo de negócios, é fácil perceber algumas perdas que isso
pode trazer para uma loja.
1 – Falta de imediatismo.
Quando você pede um delivery
na sua casa, qual é o tempo que você considera razoável esperar até que sua
comida chegue? 2, 3 dias? Até o fim da semana? Acho que não. Para mim, se passa
de 30 minutos já fico agoniado. Eu sei que a fome é uma necessidade mais básica
do que uma obra, ou uma reforma. Mas pense um pouco sobre o ponto de vista do
seu cliente. Ele precisa de uma escada, por exemplo. Dificilmente alguém é tão
precavido a ponto de prever que daqui a uma semana vai precisar de uma escada
para começar um serviço. O que é muito mais comum é o cliente começar o serviço
e perceber que aquilo seria muito mais fácil de realizar com uma escada.
As duas opções que mais
acontecem quando um cliente não encontra o produto de imediato na sua loja são:
Ou o cliente improvisa e usa outra solução no lugar da escada, ou ele vai até a
loja concorrente e compra sua escada lá. Nas duas opções ele sai decepcionado
com sua loja, e você não realiza a venda.
2 – Clientes que não sabem que
precisam daquele produto.
Sejamos sinceros. Poucas
pessoas saem de casa com a intenção de comprar uma escada. Entretanto todas as
pessoas que tem escadas em casa, costumam usá-las, pelo menos uma vez na
semana. Esse é um produto que tem várias utilidades, que pode facilitar a vida
das pessoas, porém nem todos se atentam a isso.
Quando você tem sua escada
exposta em uma região visível da sua loja, próxima a materiais que tem seu uso
facilitado por uma escada, você mostra para o cliente o quanto aquele produto
pode ser útil. Dessa forma você não vende somente para quem quer comprar
escadas. Você vende para qualquer pessoa que possa se beneficiar dela.
Existe um conceito de vendas
que classifica os clientes como sendo um Iceberg. Iceberg são aquelas massas de
gelo encontradas nos oceanos. O que vemos a olho nu, é somente a ponta do
iceberg, a parte que fica fora da água. Esses
são os clientes que já estão procurando um determinado produto. Acontece que
abaixo do que vemos está a base do Iceberg, a parte que fica submersa. Essa
parte é N vezes maior do que a ponta. E esses são os clientes que precisam de
um produto, mas ainda não sabem que precisam.
Quando você não tem um produto em estoque, em exposição, você perde a chance de atingir a quantidade gigantesca de pessoas que precisam de um produto, mas ainda nem sabem que precisam.
Essa estratégia
de zerar estoque pode parecer muito atraente e trazer ganhos no curto prazo,
mas quando analisamos a longo prazo vemos que as perdas podem ser muito maiores
do que o lucro inicial.
Qual a
melhor alternativa então? Eu te recomendo a trabalhar com um estoque
inteligente. Você não precisa ter todos os tamanhos de todos os modelos, mas é
importante que você tenha uma boa diversidade de produtos em exposição para
chamar a atenção de vários tipos de clientes, com necessidades diferentes.
Nossa
equipe de representantes está preparada para te ajudar a gerir seu estoque de
escadas de madeira, sempre oferecendo as escadas com melhor giro de acordo com
seu mercado. Dessa forma você consegue entregar seu produto de imediato e ainda
consegue chamar a atenção das pessoas que ainda não sabem que precisam do
produto, com um estoque enxuto, sem ficar com produtos (e capital $$$) parados
por longos períodos. Solicite a visita
de um representante para sua loja através do e-mail: escadastaico@gmail.com e comece a
otimizar seu estoque de escadas de madeira.
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