Custo ou Investimento?
Um vendedor acaba de sair da sua loja com um pedido na
mão. Como você chama a transação que acaba de acontecer? Pra você, isso é
um investimento ou é um gasto? Pode parecer uma pergunta boba,
mas faz bastante diferença.
Se você considera essa transição como um investimento,
provavelmente você ofereça uma grande quantidade de produtos na sua loja, você
consiga atender às expectativas dos seus clientes e o seu negócio tende a
crescer. Já se você enxerga esse tipo de transação como um gasto, a
tendência é que aconteça tudo ao contrário: seu estoque vai começar a ficar
desfalcado, as demandas dos clientes não vão ser prontamente atendidas e o
negócio tende a estagnar ou diminuir.
Tudo isso por causa da definição de uma palavra? Vai um
pouco mais além.
Existe uma palavra que está na moda: Mindset. Numa
tradução livre seria algo como: Mentalidade. Quando você trata uma compra para
sua loja como um investimento você está usando um Mindset de expansão,
de crescimento. Você sabe que quanto mais você investir, maior será o retorno.
Agora quando você trata a compra como um gasto, seu mindset é de retração.
Afinal, ninguém gosta de gastar. Quando pensamos em gastos, numa empresa,
sempre queremos reduzi-los. E isso pode ser muito perigoso.
Confesso que nas minhas visitas de vendas já ouvi a frase: “Estou
precisando de escadas, mas já gastei muito essa semana, não vou pedir”.
Esse é um exemplo do Mindset de retração em ação. O que aconteceria se um
cliente viesse procurar uma escada no outro dia? Ele sairia da loja frustrado e
iria comprar a escada no concorrente mais próximo. Claro que nenhuma loja tem
orçamento ilimitado. Existem momentos em que o cinto aperta. Como um mindset de
expansão poderia lidar com isso? Um exemplo pode ser: “Estou precisando de
escadas, mas já gastei muito essa semana, podemos negociar um prazo de
pagamento melhor?” Se o vendedor estiver aberto, você lojista consegue
resolver seus dois problemas: a falta de escadas e o aperto no orçamento.
Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para
reduzir custos é comprar materiais mais baratos. Essa é uma estratégia
que pode funcionar ou não. É preciso ficar atento para ver se a economia
inicial continua sendo vantajosa a longo prazo.
Vou te dar um exemplo que aconteceu lá em casa. Fui fazer
compras e um detergente de uma marca que nunca tinha usado estava em promoção.
Custava metade do preço do Ypê, que costumo usar. Comprei o mais barato.
Mas na hora de usar eu vi que a economia não valeu a pena. Eu tinha que
usar muito mais do detergente mais barato para lavar a louça. Enquanto um
frasco do detergente mais caro durava 2, 3 semanas, o mesmo frasco do mais
barato durava 5, 6 dias.
Alguns clientes das Escadas Taico já fizeram experiências
parecidas. Eles conseguiram um fornecedor de escadas mais barato.
Reduziram seu custo inicial. Porém os clientes que mantinham um controle de
vendas rigoroso perceberam que, num mesmo período de tempo, nossas escadas
apresentavam um melhor giro. Elas vendiam mais do que as do concorrente mais
barato. Ou seja, aquela economia inicial não se traduzia em lucro
de verdade. Afinal o investimento demorava mais tempo para retornar, o capital
investido ficava parado por mais tempo.
Tome cuidado na hora de fazer suas compras para não cair na
tentação de cortar custos sem entender as consequências. Faça seus testes, procure
sempre o melhor custo-benefício, e junte o máximo de informações possíveis,
para que você possa ter números realistas do que é custo e pode ser
cortado e do que é investimento, daquilo que vai te trazer um retorno dentro do
menor tempo possível.
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